quinta-feira, 29 de julho de 2010

Estudos médico-científicos e teológicos sobre as Aparições de Nossa Senhora em Medjugorje



(Com uma importante cronologia de todos os estudos realizados de 1981 a 2005 na parte final desta matéria)





A vidente Ivanka Ivankovic sendo submetida à investigações médicas
durante o momento de uma aparição de Nossa Senhora


Até os dias de hoje, em toda a história da Igreja, aparições marianas nunca foram tão intensa e extensivamente investigadas por parte dos inúmeros e independente especialistas internacionais qualificados nos domínios da medicina e da psicologia, ou cujas investigações e seus resultados apresentaram tamanha concordância entre si (as investigações médico - científicas duraram 21 anos - de 1984 a 2005). Todos os peritos concluíram que as pessoas investigadas se apresentaram espiritualmente, psicologicamente e fisicamente saudáveis. Não se trata de alucinações, confabulações,(auto) sugestão, histeria, hipnose ou qualquer outra perda de conciência, engano, sugestão ou indução externa de qualquer tipo. Muitos especialistas das áreas de medicina, psicologia, parapsicologia ocuparam-se com os videntes de Medjugorje. Eles não conseguiram descobrir qualquer tipo de desvios patológicos em suas vidas. Os cientistas alcançaram o completo limite dos seus testes. No entanto, depois de terem chegado a esse limite cessa a sua capacidade de dar explicações. Eles são capazes de discernir o que pertence ou não à medicina e à patologia e o que deve ser excluído de uma perspectiva médico-psicológica. Os peritos realizaram isso e deixaram registradas suas conclusões. Devido a isso, e por causa da honestidade intelectual, nós, que temos compromiso com a verdade, devemos levar muito a sério suas investigações e juízos sobre os fenômenos de Medjugorje.


*O conjunto dos estudos referidos neste artigo foram realizados no inicio quando 5 dos videntes tinham aparições simultaneamente ou em menor número 4, 3, 2, ou mesmo 1 até o período em que três deles já não tinham mais aparições diárias (Mirjana, Ivanka e Jakov)







As provas convergentes a favor da autenticidade do fenômeno de Medjugorje são perceptíveis quando se leva em consideração os estudos teológicos, sociológicos e científicos realizados nos videntes pelas equipes de especialistas franceses, italianos e austríacos a partir de 1984 até 2005. Segundo o Teólogo e Mariologista Rene Laurentin, que já publicou obras de grande valor (17 livros) sobre as aparições de Nossa Senhora em Lourdes (França,1858), e que investigou exaustivamente as aparições em Medjugorje, as evidências de autenticidade das aparições de Medjugorje são mais fortes do que aquelas de Lourdes para a qual a Igreja deu a sua aprovação formal.









Testemunho do Professor Dr Luigi Frigerio
Chefe da equipe médica italiana que estudou os videntes de Medjugorje
(videos em italiano)


A ciência, como tal, não pode nem confirmar nem negar se a Gospa - Nossa Senhora - está ou não aparecendo (assim como não teria sido capaz de utilizar instrumentos científicos para registrar a Ressurreição de Cristo mesmo se eles estivessem presentes ao lado dos guardas romanos na túmulo de Jesus). Tudo o que a ciência pode dizer depois de vinte e oito anos é que os videntes são fisicamente e psicologicamente saudáveis, e que tiveram uma profunda e ampla experiência que continua a afetar-lhes até hoje. E que tudo isto é, para os videntes, um tesouro sagrado. Por esse motivo deve-se excluir uma causa puramente humana e, pela mesma ordem de ideias, excluir que seja demoníaca, na medida em que o diabo não é capaz de produzir bons frutos de forma tão constante e duradoura.



Fenomenologia das aparições em Medjugorje
Pe Slavko Barbaric (+2000)





O vidente Jakov Colo sendo filmado
pela equipe de especialistas

Tudo o que está acontecendo em Medjugorje começou com o testemunho dos videntes. Desde o início toda comunidade paroquial respondeu fortemente. O povo acreditou. Aqueles que no início chegaram por mera curiosidade se tornaram pessoas que começaram a rezar. Por outro lado, o regime comunista começou a exercer uma forte pressão sobre os videntes, os sacerdotes e o povo tentando impedir a continuidade e o crescimento daqueles acontecimentos. Desde 1981 Medjugorje cresceu e se tornou um fenômeno mundial de renovação espiritual e de um chamado à paz que não pode ser ignorado. Milhares de pessoas tem se renovado em sua fé e muitos têm encontrado cura física e espiritual. Entretanto, o momento mesmo da aparição desde o início até hoje tem permanecido inexplicável. Como indivíduos e como grupo, os videntes têm declarado que eles vêem Nossa Senhora. Tudo o que está acontecendo ultrapassa a sua vontade ou as suas habilidades.



O testemunho dos videntes

Os videntes declaram que vêem Nossa Senhora. Durante a oração uma luz aparece três vezes, e, então, após a luz Nossa Senhora vem. A duração das aparições diferem: pode ser de um minuto até uma hora seja para um único vidente ou para todo o grupo. Eles declaram que podem ver Nossa Senhora da mesma forma como nós nos vemos uns aos outros. Eles conversam com ela, rezam, cantam, fazem perguntas e recebem respostas. Também declaram de que podem tocá-la e dar a sua mão a ela. Quando ela sai eles podem ver brevemente três símbolos cristãos: uma cruz, o sol e um coração. E quanto ela sai eles a seguem com seus olhos elevando a cabeça e dizem "ela vai". Enquanto estão com ela os videntes dizem que eles podem ver apenas um vasto espaço azul e Nossa Senhora sobre uma nuvem. Nossa Senhora algumas vezes vem acompanhada por anjos. Nos dias das maiores festas ela vem com vestes douradas (os videntes dizem que apesar de citarem cores, não são cores como nós as conhecemos). Eles também dizem que Nossa Senhora algumas vezes está triste, algumas vezes sorri e em outras vezes se apresenta séria. Também testemunham que já viram lágrimas em seus olhos e que ouviram mensagens dadas para a humanidade, conselhos pessoais e também correções. Eles declaram que é muito difícil descrever a expressão de sua face e olhar que brilham com bondade, amor, misericórdia, ternura e compreensão.

Testemunho dos observadores

Qualquer pessoa que tenha estado presente durante o momento de uma aparição e que tenha observado o que acontece pode observar que num determinado momento as vozes dos videntes não são mais audíveis apesar de eles permanecerem movendo seus lábios e movendo suas cabeças com seus olhos fixos no mesmo lugar. Também pode-se notar que mesmo tendo um refletor muito forte diante de seus olhos ou o flash de uma câmera que isto não os perturba. Eles quebram o silêncio quando começam a rezar o 'Pai Nosso' e o Glória ao Pai sem Ave-Maria. Após o silêncio eles sempre começam o Pai Nosso com "Que estais no Céu" e ao mesmo tempo. Num determinado momento eles dizem juntos "Ela foi" e a seguem elevando seus olhos. Então eles iniciam a rezar a oração do Magníficat.










Resultados dos exames médicos
A experiência dos videntes atraiu a atenção de especialistas médicos. Primeiro foram especialistas italianos em seguida vieram os franceses. Eles conduziram diversos estudos e exames tentando determinar o que acontece e se os videntes podem ser merecedores de crédito. Juntamente com os exames psicológicos que determinaram a saúde mental dos videntes eles puderem examinar as reações físicas em seu corpo antes, durante e após o momento da aparição. O eletroencefalograma, eletroóculograma, testes de audição e de sensibilidade à dor, pressão sanguínea e frequência de pulso foram realizados. Os videntes também foram observados durante as aparições.

Os testes psicológicos provaram, sem deixar dúvidas, que eles são pessoas normais, sem nenhum sinal de desordem mental. Encontro com os videntes sempre confirmam o que os testes psiquiátricos e psicológicos revelaram.

O resultado dos exames médicos prova que num determinado momento, que os videntes chamam de 'uma aparição' que alguma coisa está acontecendo. Não há explicação médica para este fenômeno, que confirme a declaração dos videntes. É importante ressaltar que através desses testes somente os videntes e as reações em seus corpos foram examinadas, mas não o outro lado, que neste caso, de acordo com os videntes é Nossa Senhora.

O resultado dos exames médicos pode ser resumido em vários pontos: nenhum dos videntes mostra uma estrutura mental histérica ou alguma inclinação excepcional para a sugestão. Sua função imaginativa é equilibrada e eles são sociáveis. O exame eletroencefalográfico mostra ondas alfa contínuas e sincrônicas em todas as áreas do cérebro. O eletrooculograma mostra que durante a aparição o movimento de seus olhos param eles não reagem com suas pálpebras a movimentos externos com luzes e eles não vêem uma tela colocada defronte de seus olhos. Apesar de a voz não ser ouvida durante a aparição a gravação do movimento muscular do diafragma mostra o mesmo padrão que durante a fala normal, enquanto eles não ouvem os sons do mundo exterior. Outros testes científicos mostram a insensibilidade à dor. Não há explicação científica para que eles juntos caiam de joelhos no início da aparição, Ou para a simultânea não audibilidade de suas vozes, que novamente se tomam audíveis durante a oração do "Pai Nosso" ou a reação simultânea de seus olhos. A partir de todos os exames pode-se dizer que durante a aparição os videntes não estão dormindo ou sonhando e pode-se dizer também que qualquer doença mental ou influência externa foi excluída. Todos os exames até aqui mencionados e os seus resultados provam que não há doença ou engano. Algo que pudesse ter sido combinado entre os videntes está excluído.


Avaliação da parapsicologia
Fenômenos como aparições visões ou experiências espirituais em geral também podem ser estudadas do ponto de vista da parapsicologia. Para a parapsicologia tendo em vista dos resultados dos exames médicos o fenômeno das aparições é considerado paranormal.

Por exemplo, a medicina não pode explicar como alguém sem anestesia não sente dor. É normal não sentir dor quando se recebeu um anestésico. Entretanto, quando uma pessoa normal e saudável não está anestesiada e ainda assim não sente dor a parapsicologia. pode ser usada para dar as suas interpretações.

Quando a parapsicologia, se ela é teista, não encontra respostas dentro de seus critérios ela entrega a questão para a teologia mística. Entretanto, quando uma parapsicologia ateísta se encontra diante do fenômeno inexplicável ela pode apenas dizer que no estágio atual do desenvolvimento ainda não se chegou a compreensão e que devemos aguardar para encontrar as respostas a qual não incluirá a explicação sobrenatural.

Aqui apresentamos parte da entrevista com Dr. Paulo Pandalakman de Kerala, Índia que vive e trabalha em Londres como psiquiatra praticando a parapsicologia algumas vezes.

O que o senhor, como um parapsicólogo teísta, considera ser a maior evidência de credibilidade na presença de María em Medjugorje?

A seletividade das vozes dos videntes durante aparição é o mais importante para mim. Eu uso o termo seletividade por que algumas vezes suas vozes podem ser ouvidas e algumas vezes não. Quando eles rezam com Nossa Senhora nós podemos ouvi-los, mas quando eles conversam com ela nós não conseguimos. Suas vozes não desaparecem devido a uma causa externa porque nesse caso todos que estivessem na mesma área deveriam ter a mesma experiência de perderem suas vozes. Um parapsicólogo canadense concluiu que eles perdem suas vozes devido a uma influência eletromagnética na área. Como acabei de dizer, isto não é possível e é contraditório. As vozes dos videntes desaparecem devido a uma razão que é espiritual.

Pode um parapsicólogo dirigir sua atenção para um certo fato que é importante para ajudar na identificação da pessoa que está aparecendo?

Quando eu ouvi que Nossa Senhora estava contando aos videntes sobre a sua vida eu fiquei muito interessado. As memórias terrenas de Nossa Senhora tornaram-se uma das mais fortes provas da sua individualidade. Eu estou realmente encantado. Esta evidência é suficiente para aparições Marianas. Elas provam que a Mãe de Cristo está verdadeiramente vindo aqui. Aqui se trata da questão de um espírito que tem um corpo. Estamos falando de alguém que viveu uma vida na terra e que, se está falando de memórias pessoais, revela uma identidade. E isto não pode acontecer com espíritos que não têm corpo.



Avaliação teológica

A avaliação teológica inicia aonde os exames médicos terminam. O significado de exames médicos está na exclusão de doenças ou fraudes. Ela não pode responder o que está acontecendo com os videntes. Este é o ponto onde a ciência para e passa a pesquisa para a Teologia Mística.

Existem três níveis ou critérios para a avaliação teológica: harmonia da mensagem com a mensagem da Bíblia, a vida dos videntes e os frutos obtidos pelas pessoas que acreditam na aparição.

1. A Bíblia está repleta de relatos sobre visões e aparições, assim como a história de muitos místicos na igreja. As mensagens transmitidas pelos videntes devem estar de acordo com a mensagem Bíblica. Se lembrarmos as principais mensagens de Medjugorje enontraremos: a paz, a conversão, a oração, o jejum e a fé. E no nível pastoral: a oração do Rosário, a leitura da Bíblia Sagrada, a participação na Santa Missa, a Confissão e o fazer boas obras; Concluímos assim que a mensagem de Medjugorje está de acordo com a mensagem Bíblica.

2. Sobre os videntes pode-se concluir que eles vivem uma vida normal e que o seu crescimento espiritual é evidente. Eles se tornaram poderosos e incansáveis testemunhas das mensagens de Nossa Senhora. Apesar de viverem sob constante pressão dos peregrinos, eles permanecem normais em todos os níveis, cientes de que foram escolhidos para serem instrumentos do plano de Nossa Senhora. Quando transmitem a mensagem eles o fazem com clareza, fiéis às mensagem desde o começo, sem nenhum sinal de fanatismo ou necessidade de atemorizar as pessoas. O seu comportamento é sempre edificante para os peregrinos.

3. Muitas pessoas têm testemunhado a sua aceitação da oração e do jejum, e muitos grupos têm sido fundados por todo o mundo. Numerosos jovens têm recebido a vocação espiritual e decidido aceitá-la. Todos os dias na Paróquia de Medjugorje as celebrações ocorrem de acordo com as regras da liturgia católica. O Rosário é rezado na Colina das Aparições e a via sacra no Morro da Cruz (Krizevac) . Da mesma forma são organizadas Adorações Eucarísticas. Confissões são ouvidas diariamente em grande número. Também curas físicas, que tendo ocorrido apontam para uma intervenção Divina têm sido relatadas. Aqueles que têm sido curados têm-se tornado especiais testemunhas de fé.

Entretanto, a teologia também não pode chegar a conclusões científicas de que Nossa Senhora está aparecendo. Quando todos aqueles três níveis tiverem sido cuidadosamente observados e quando um tempo suficiente tenha passado para ver se os frutos são numerosos e duradouros, então a comissão pode sugerir uma aprovação oficial das aparições. Ao final desta análise deve ser enfatizado que todos esses exames em todos os níveis são simplesmente uma ajuda para a aceitação do chamado de Nossa Senhora à paz e reconciliação com Deus através da oração, jejum, fé e amor.




As imagens abaixo são dos dois autores que escreveram o livro que está no centro


Dr Henri Joieux, Professor Titular do Departamento de Cirurgia de Montpellier e Cirurgião do Centro Regional de Luta Conta o Câncer Languedoc-Roussillon. Diretor da equipe médica a científica que conduziu a pesquisa sobre os videntes de Medjugorje



Estudos médicos e cientificos
sobre as aparições
de Medjugorje




Padre René Laurentin, exegeta, teólogo, historiador ex-perito do Concílio Vaticano II, é membro de três Comissões Pontifícias de Roma, entre as quais a Comissão Teológica. O Padre René Laurentin é provavelmente o mais famoso estudioso de aparições de
Nossa Senhora.













Os videntes de Medjugorje foram examinados com a maior competência e perícia pela Comissão Científico-Teológica Ítalo-Francesa que foi constituída devido à grande divulgação das aparições desde o início em 1981. Em sua investigação a equipe de dezessete renomados cientistas, médicos e teólogos chegaram a 11 conclusões publicadas no dia 14 de janeiro de 1986 em Paina, próximo a Milão (Itália).




Conclusões publicadas pela Comissão Científico-Teológica Ítalo-Francesa


1. Com base nos exames psicológicos em todos e em cada um dos videntes é possível excluir com toda segurança a fraude ou o engano.

2. Com base nos exames médicos, provas e observações clínicas é possível excluir em todos e em cada um dos videntes a presença de alucinações de qualquer tipo.

3. Com base no resultado das investigações realizadas é possível excluir em todos e em cada um dos videntes uma interpretação puramente natural destas manifestações .

4. Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas existe uma correspondência entre estas manifestações e as que geralmente se descrevem na Teologia Mística.

5. Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas é possível se falar de crescimento espiritual e nas virtudes teológicas e morais dos videntes desde o início das manifestações até o dia de hoje

6. Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas é possível se excluir ensinamentos ou comportamentos dos videntes que estivessem em clara contradição com a fé e a moral cristãs

7. Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas é possível se falar de bons frutos espirituais nas pessoas atraídas pela atividade sobrenatural destas manifestações e nas pessoas favoráveis a elas.

8. Depois de mais de quatro anos as tendências e diversos movimentos que têm sido gerados a partir de Medjugorje como conseqüência destas manifestações influem no povo de Deus e na Igreja em completa harmonia com a doutrina e a moral cristãs.

9. Depois de mais de quatro anos é possível se falar de frutos permanentes e objetivos dos movimentos gerados por Medjugorje

10. É possível se afirmar que todas as boas iniciativas espirituais da Igreja que estão em total harmonia com o autêntico magistério da Igreja encontram sustentação nos eventos de Medjugorje

11. Como conseqüência se pode concluir que depois de um exame mais profundo dos protagonistas dos fatos e de seus efeitos não somente à nível local, mas também a respeito de uma resposta da Igreja à nível geral seria bom para a Igreja reconhecer a origem sobrenatural e por meio deste reconhecimento reconhecer o propósito dos eventos de Medjugorje










Por meio das seguintes provas foi estudada a situação psicofísica e psicológica dos seis videntes de Medjugorje:

Anamnese individual,

Anamnese médica,

MMPI, EPI, MHQ; Teste da árvore, Teste de personalidade, Matrizes de Raven, Teste de Rorschach, Teste da mão, Teste do detector de mentiras segundo Valsecchi.

Exame neurológico,

Poligrafía computadorizada (atividade elétrica da pele, pletismografía - atividade capilar periférica do coração e freqüência cardíaca, pneumografía óssea e do diafragma) durante a experiência da aparição, durante a evocação da lembrança da aparição por meio da hipnose e durante a visualização guiada;

Registro dinâmico da pressão arterial (Segundo Holter),

Registro dinâmico do ECG e respirograma segundo Holter.,

Reflexos pupilares (fotomotor) e reflexos palpebrais

Registros gravados em vídeos,

Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores